Com quase 50 anos, a Universidade Estadual de Londrina reúne uma comunidade de 24 mil pessoas, entre os quase 5 mil servidores (técnicos e docentes) e mais de 19 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Se fosse um dos 399 municípios do Paraná, a UEL deixaria para trás, em termos de população, outros 321.

Uma instituição deste tamanho oferece uma série de serviços para garantir conforto, segurança, tranquilidade e os recursos necessários para cumprir sua missão e permitir que alunos, professores e funcionários convivam num espaço democrático, organizado e funcional, e possam desenvolver suas atividades acadêmicas, administrativas e socioculturais num ambiente preocupado com o pleno exercício da cidadania.

Entre os serviços à disposição, muitos estão abertos também à comunidade externa, como as agências bancárias, o Restaurante Universitário, as cantinas, as bibliotecas, a livraria, laboratórios, museus, centrais de cópias xerográficas, as programações da Rádio e TV, clínicas, e os espaços culturais como o Cine Teatro Universitário Ouro Verde e o Cine ComTour.

Na dimensão política, os estudantes contam com os Centros Acadêmicos dos cursos de graduação, Diretório Central dos Estudantes e representação nos três Conselhos Superiores, órgãos máximos da instituição.