Definida como um estado de completo bem estar físico, mental e social, a Saúde humana é também um direito intrínseco à cidadania, reconhecido pela lei brasileira em todos os seus aspectos: social, político e econômico. Igualmente, os serviços de saúde são considerados de relevância pública pelo Poder Público.

Em sintonia com as políticas públicas, a UEL tem uma visão universalista da Saúde, enraizada e disseminada em toda a Universidade. Cursos de Saúde estavam entre os primeiros da instituição, mesmo antes de seu reconhecimento oficial.

Dezenas de projetos de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidos em vários setores e espaços, são traduzidos em serviços e se confundem com a própria prestação de serviços oferecida pela rede pública, praticamente tornando-se sinônimo dela.

Integram os serviços oferecidos pela UEL, entre outros, o maior hospital público do norte do Paraná; a pioneira Clínica Odontológica; e o Hemocentro Regional. E para a comunidade interna, órgãos específicos mostram que a saúde de alunos, servidores técnicos e professores são prioridade para a instituição.